quinta-feira, 27 de junho de 2013

sábado, 22 de junho de 2013

Livros para ajudar na alfabetização e aprendizagem da criança








A Gramática é a relação de normas que devemos seguir para nos expressamos; que a Língua Portuguesa é a responsável pela nossa escrita e fala; que não faremos nada de útil na vida se não dominá-la.
Esta invenção de Lobato parece um puxão de orelha na aprendizagem tradicional e chama a atenção pra um ensino mesclado de didática, teoria e prática, além de nos  conduzir numa maravilhosa viagem com a turma do sítio. 


Alfabetização Divertida - 6 e 7 anos -Editora Fapi

A coleção Alfabetização Divertida 6 e 7 anos, vem propor um resgate do lúdico na sala de aula dando um novo enfoque para a alfabetização, tornando-se um instrumento facilitador do saber ortográfico.

Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura





Uma idéia maravilhosa fazer com que as crianças ,criem algo reciclado assim futuramente vao ser ótimos seres humanos para a sociedade ,pois reciclar é essencial é algo maravilhoso para todos nós




Brincadeiras no Contexto Pedagógico


Filmagem - Tatiane Silva - Creche Maria de Nazaré

Uma forma de fazer as crianças trabalharem o seu equilíbrio , se interagir , brincar se divertir porque toda criança tem o direito de se divertir !

Filme indicado para as escolas

Pro dia nascer feliz


 Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.


Corpo do Ser Humano

Existe várias formas de relacionar o corpo , pela nossa consciência e corporeidade Podemos entender que a linguagem corporal é o desenvolvimento do nosso corpo, envolvendo nosso esquema corporal e consciência corporal.
A nossa consciência só vai ser entendida quando colocamos o nosso corpo em movimento. Analisando a consciência , partimos a pensar sobre a questão da corporeidade , pois, de uma certa forma mostra as manifestações ao nosso corpo.
Podemos dizer então que historicamente a concepção da analise do esquema corporal, está facilmente colocada á nós ,por significados e o que você vive, tudo logicamente construído pelas nossas expressões .
Observa-se literalmente a compreensão a respeitos a questões ao nosso corpo sobre imagens construídas culturalmente a nós.

O corpo é uma forma de conhecimento,com relações do que você vive, por formas extremamente dinâmicas .

Perfil de Futuras Pedagogas






Adriele : Quando eu era pequena sentia meu corpo como único . Participava das danças da escola como a quadrilha, adorava quando tinha teatro . Na educação física eu participava de todas as atividades . 



Amanda : Na escola eu não conseguia analisar o meu corpo na parte da escola , participava de alguns eventos . Na parte do recreio eu não brincava muito , mas, no parquinho eu me divertia muito com as brincadeiras.


Bruna: Eu via o meu corpo na escola como os mais forte de todos . Em geral eu participava de todos os eventos escolares , e sempre brincava no recreio e no parquinho.


Gabriela: Ao ver o meu corpo , eu me sentia estranha , pois eu via os meus colegas e achava que todos eles eram mais desenvolvidos que eu. Participava muito das aulas de educação física e gostava das aulas de dança, e, principalmente do parque para brincar no escorregador .


Joyce : No ambiente escolar eu observava o meu corpo bem minúsculo. Só nas aulas de educação física que eu interagia . Na escola as brincadeiras que eu mais brincava era pega- pega , esconde- esconde e de areia no parque e nas aulas de artes meu corpo era bem desenvolvido .

Lucieuda: Em geral não observava o meu corpo na escola. Não brincava e só participava das aulas de educação física .